terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agosto mês do Desgosto. Por quê?

Sempre me perguntei o por que do mês de agosto ser chamado de "mês do desgosto". Resolvi então pesquisar sobre o assunto e postar aqui.

  O mês de Agosto ganhou esse nome devido a uma homenagem dos romanos ao seu imperador Augusto. Em Portugal as mulheres não casavam nunca no mês de agosto, pois nesta época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Foram os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil. No dia 24 de Agosto se comemora o martírio de São Bartolomeu e foi nessa data também em 1572  que Catarina de Médici, ordenou o massacre dos Huguenotes.
  Não é de se espantar então, que este dia seja considerado o "dia do diabo": Quando Jesus prometeu dar a Pedro as chaves do céu (aquelas que ligam e desligam as coisas lá de cima e aqui da terra), como está citado no livro de Mateus 16:19. Logo depois, Jesus chama Pedro de Satanás - "Jesus disse a Pedro: Para trás de mim Satanás!". A partir de então, Pedro passou a ter em mãos, as chaves do céu e do inferno.
  Reza a lenda, que é justamente em agosto que as portas do inferno são abertas e o "coisa ruim" é libertado, justamente no dia 24, cabendo a São Bartolomeu, a missão de colocá-lo de volta no inferno. Aqui no Brasil, exatamente no dia 24 de agosto é que se comemora o dia dos Exus do candomblé.
  Tem muita gente que diz não acreditar nessa "superstição", mas na verdade, muitos não casam, não viajam, não fazem negócios e preferem não tomar decisões importantes no mês de agosto.
Pra finalizar o post, segue uma lista de desastres e fatos históricos ocorridos durante o mês de agosto:

  • No dia 24 de agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas.
  • No dia 14 de agosto de 1831 os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia e muita gente morreu sonhando com a liberdade.
  • No dia 14 de agosto de 1844 a França invadiu Marrocos.
  • No dia 11 de agosto de 1863 a França dominou o Cambodja
  • Na cidade de Nova York, no dia 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica, como se o governo americano, arvorando-se em defensor de sua sociedade, achasse justo tirar a vida de um homem que tirou a vida de outro, isto é, fazendo a mesma coisa.
  • Em 24 de agosto de 1910, o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue, de muitas lágrimas.
  • No dia 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial.
  • A Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu no dia 27 de agosto de 1923.
  • Com a morte de Hinderiburgo ocorrida no dia 2 de agosto de 1932, Hitler assume o governo da Alemanha.
  • A cidade de Pequim é invadida pelos japoneses no dia 8 de agosto de 1937.
  • Não satisfeitos com milhões de vítimas causadas pela I Grande Guerra Mundial iniciada no dia 1º de agosto de 1914, os homens iniciam a II Grande Guerra Mundial em agosto de 1939.
  • Mais de duzentas mil pessoas morreram nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica, deixadas cair pelos pilotos Thomas Ferrebre e W. Copoeland.
  • No dia 13 de agosto de 1961 foi iniciada a construção de um muro, em Berlim, depois mais conhecido como o Muro da Vergonha.
  • No dia 8 de agosto de 1974 Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, em conseqüência dos escândalos de Watergate.
  • Em agosto de 1943 o navio "Cidade de São Paulo" chocou-se com uma das alas da Escola Naval. Dezoito pessoas morreram, inclusive Dom José da Afonseca e Silva, arcebispo de São Paulo, além de muitos feridos.
  • No dia 4 de agosto de 1963 dois aviões de treinamento da FAB se chocaram em Jacarepaguá ocasionando a morte de seis aspirantes da aeronáutica.
  • Como resultado de uma crise política que assolou o país, suicidou-se, às 08:30 horas do dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o então presidente da República Getúlio Vargas, renunciando, assim, não somente à presidência da República como também à vida.Forças estranhas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961.
  • Vítima de um desastre automobilístico, Juscelino Kubitscheck faleceu no dia 22 de agosto de 1976.



Fonte:
  1. http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2004/08/13/500478/istorias-do-ms-agosto.html
  2. http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8989/agosto_o_mes_do_desgosto/



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário